Pitacos

As curvas da estrada…

ago 13th, 2014 | By | Category: Pitacos

“Se você pretende saber de qual estrada, eu posso lhe dizer”… Está bem, fiquem tranquilos que não haverá “musiquinha” no Pitaco de hoje. A estrada tema é a BR 381, mas aposto que o fato que será narrado acontece em muitos, muitos lugares neste Brasilzão.

Nestas últimas idas e vindas pela famosíssima BR, pude perceber a ocorrência de alguns acidentes de trânsito, dentre eles de caminhões carregados que por algum motivo tombam na estrada, espalhando sem pudor suas cargas para todos os lados.

Não se tarda muito e a festa começa. Calma, ninguém está comemorando o acidente. Mas alguns aí parecem adorar a ideia da existência de carga na “pista”. (…)



O “Juridicamente Correto”

fev 28th, 2014 | By | Category: Pitacos

Todos já devem ter ouvido falar em “politicamente correto”. Mas, há um ser, menos conhecido e que também almeja ser o mais correto na sua área: o “Juridicamente Correto da Silva”, Juju, para os mais íntimos. Juju é um cara que não se preocupa tanto com a neutralidade, não está tão preso aos valores morais, a não ser que eles estejam presentes no mundo jurídico.

“Juju” é um cara que sempre tenta respeitar a ordem jurídica e, nesse seu papel, vive rotineiramente inúmeros dilemas. Porque estar correto juridicamente não é fácil, significa considerar infindáveis possibilidades. Constituição, leis, decretos, jurisprudências, doutrina… entendimentos, lacunas, entendimentos, contradições e entendimentos… são iguais sorvetes, tem gosto pra “tuuudo”.



“Bolsa Cadeia”

fev 25th, 2014 | By | Category: Pitacos

Não raramente, mal acabo de entrar nas redes sociais e vejo alguns desenhos, montagens ou mesmo frases como “Brasil, um país em que o marginal tem mais valor do que o trabalhador”, ou “No Brasil é mais lucrativo ser preso do que trabalhar” criticando o auxílio reclusão. Alguns o chamam de até de “Bolsa Marginal ou Bolsa Cadeia”.

Mas, as coisas não são tão simples quanto parecem e nem tão absurdas quanto divulgam. Auxílio reclusão é um benefício previdenciário previsto na Lei 8.213/91 e será devido aos dependentes “do segurado recolhido à prisão, que não receber remuneração da empresa nem estiver em gozo de auxílio-doença, de aposentadoria ou de abono de permanência em serviço”, nos termos do artigo 80.



Algo sobre “Black blocs”

fev 10th, 2014 | By | Category: Pitacos

“Os Black blocs apresentam suas armas, ações intransigentes, máscaras, ódio incandescente, e a determinação de não deixar o capitalismo prosperar.”*

Vemos no Brasil, desde as manifestações de 2013, a atuação de uma tática que se denomina “Black blocs”. Não são um grupo, eles não têm uma liderança (ou dizem que não têm). Têm apenas uma ideologia que é totalmente contrária ao capitalismo e, como protesto, costumam chamar a atenção da sociedade destruindo símbolos do capital e provocando a Polícia e a ordem estatal.

Ganharam ainda mais destaque quando um jornalista de uma rede de televisão brasileira foi atingido por um artefato que teria sido deflagrado por um ativista.



2014

dez 30th, 2013 | By | Category: Pitacos

O ano de 2013 chega ao seu fim. Já desponta no horizonte o tão esperado 2014, um ano que pode ser marcante para nós, brasileiros, em pelo menos dois aspectos.

Tá bom, um deles é a Copa do Mundo. Não poderia deixar de mencionar um dos maiores eventos do planeta que será realizado aqui, em terras tupiniquins, após 64 anos.

Mas para aqueles que não gostam de futebol ou da ideia de que o Brasil deveria sediar este evento, ainda há outra oportunidade de sucesso. Infelizmente, não é uma coisa para se empolgar demasiadamente, por um simples motivo: esta oportunidade surge para nós a cada dois anos e o retrospecto não aponta muito sucesso.



Copa do Mundo: Volume 3

set 25th, 2013 | By | Category: Pitacos

Há muito tempo o assunto Copa do Mundo não é tratado neste blog. Mas, depois da notícia que li ontem… não deu pra segurar. A matéria, que foi publicada em vários jornais de todo país, informa que Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas irá sugerir ao Governo Estadual que utilize a Arena Amazônica (um dos vários estádios de futebol criados para a Copa de 2014) como centro de triagem de presos, uma vez que não há local adequado para isso no Estado (se é que um estádio de futebol pode ser assim considerado).

Acredito que a ideia tenha surgido com a melhor das intenções, afinal, não é porque a pessoa se encontra presa que ela deve ser esquecida, matratada e escurraçada da sociedade. Vivemos num país em que a dignidade da pessoa humana é princípio constitucional e isso vale para todos (embora nem sempre se veja isso).



Seguuuuura…

fev 25th, 2013 | By | Category: Pitacos

Sexta-feira, hora do rush, o trânsito daquele jeito e eis que, de repente, algo me chamou à atenção. Bem que poderia ser apenas aquela potente motocicleta que o cidadão pilotava, mas não. O indivíduo teve a cara de pau, ou melhor (ou pior, sei lá), a irresponsabilidade de transportar em sua moto uma criança que, no máximo, deveria ter seus 04 anos de idade. Um pingo de gente!

Confesso que a cena foi marcante. Eu já vi inúmeras coisas no trânsito, mas aquilo me deixou pasmo. O menino estava quase se perdendo na garupa, com seus pezinhos sem qualquer apoio, e se agarrando àquele “cara” como se fosse um cowboy de rodeio em seu touro. Ah, detalhe, eles ainda estavam entrando em uma BR.



Idosos aos 30

set 2nd, 2012 | By | Category: Pitacos

Sábado, sete horas da noite, horário de rush dos supermercados. E lá estava eu, em busca daquele famoso refrigerante à base de cola. Ao chegar, percebi que minhas expectativas estavam corretas. Tudo lotado! Começava, então, o desafio para conseguir uma vaga no estacionamento.

A coisa estava difícil! De um lado para outro, não via nem um lugarzinho para colocar o carro. Cadê a rotatividade? – me perguntei. Parecia que todo mundo estava fazendo a compra do mês. De repete, uns dez metros à frente, notei que um grande carro saía de sua vaga e, sem pudor, outro já entrando. Mesmo com a distância, deu pra perceber que se tratava de um sujeito jovem, cabelos com gel e ouvindo uma “bela” canção.



GP Eleitoral

jul 9th, 2012 | By | Category: Pitacos

Oficialmente, aos seis de julho de 2012 foi dada a largada do GP da corrida eleitoral em todos os municípios brasucas. Inúmeros candidatos a prefeito e vice-prefeito e vereador já podem começar suas respectivas campanhas. E sabe o que isso significa?

Primeiramente, o nosso futuro está em jogo. Há muito dinheiro envolvido e muitos interesses envolvidos (nem sempre direcionado ao bem comum). Também há uma série de direitos e deveres. Sim, há normas para este início de “festa da democracia”. E quem não os observa leva multa!

Já há um tempo, não são permitidos os showmícios, aqueles espetáculos realizados para promover candidato(s). A comunidade artística e os gandaieiros de plantão não devem gostar muito da ideia, mas a regra é digna de aplausos.



Direito fundamental do cartucho

jun 15th, 2012 | By | Category: Pitacos

O que você faz quando precisa comprar tinta para sua impressora? A coisa mais óbvia, acredito, você compra o bendito cartucho. Mas, aí que vem o problema: original ou remanufaturado? Eis a questão.

Num belo dia, fui a uma loja perto do meu local de trabalho e o (aparente) “dono” do estabelecimento me atendeu. Pedi o cartucho colorido e o cidadão foi logo me avisando que tinha o original e o remanufaturado. O primeiro custava R$ 105,00 e o segundo, cerca de R$ 60,00. O mandachuva, querendo vender de todo jeito o cartucho paralelo, ainda me deu a notícia que ele continha mais tinta que o original. Ê proposta indecente!