Copa do Mundo: Volume 3

set 25th, 2013 | By | Category: Pitacos

Há muito tempo o assunto Copa do Mundo não é tratado neste blog. Mas, depois da notícia que li ontem… não deu pra segurar. A matéria, que foi publicada em vários jornais de todo país, informa que Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas irá sugerir ao Governo Estadual que utilize a Arena Amazônia (um dos vários estádios de futebol criados para a Copa de 2014) como centro de triagem de presos, uma vez que não há local  adequado para isso no Estado (se é que um estádio de futebol pode ser assim considerado).

Acredito que a ideia tenha surgido com a melhor das intenções, afinal, não é porque a pessoa se encontra presa que ela deve ser esquecida, matratada e escurraçada da sociedade. Vivemos num país em que a dignidade da pessoa humana é princípio constitucional e isso vale para todos (embora nem sempre se veja isso).

Porém, enquanto lia a notícia quase coloquei meu nariz de palhaço e tirei uma foto para eternizar o momento. Mesmo com os olhos voltados ao princípio da dignidade da pessoa humana, usar uma obra que custou a bagatela de R$ 600 milhões como solução para a superotação carcerária é um absurdo, ou não?

Os problemas sociais e estruturais brasileiros eram os mesmos quando o país foi escolhido como sede da Copa do Mundo e nada disso foi analisado pelos nossos governantes, que preferiram gastar milhões e milhões em estádios, ao invés de investir na Educação, Saúde e Segurança Pública. Agora, transformar um moderno estádio de futebol em cárcere seria um outro equívoco, a não ser que seja relevante a criação do maior centro de triagem do Mundo. Olha o Brasil indo para o Guinness Book novamente!

Ah, e para terminar, imaginem quanto seria gasto para construir centenas de celas em um estádio, porque não seria simplesmente colocar o pessoal lá dentro, distribuindo-os nos vestiários, na sala de imprensa, nos camarotes com vista privilegiada para aqueles que tomariam banho de sol no gramado…

Aqui é Brasil!

 

Thiago Henrique de Oliveira

One comment
deixe seu comentário »

  1. Faz-se preciso afirmar, como de costume, que esta página verdadeiramente nos ensina o direito e nos elucida sobre questões atuais diversas. Entretanto, não concordo com o Ilustre Escritor em um único ponto, visto que a ideia do Sr. Desembargador sequer passa pela “boa intenção”. Ora, Sua Excelência afirma cruamente que “Passada a Copa, creio que ficarão espaços inteiramente ociosos. Todo dia acontecem prisões no Amazonas e nós vamos colocar onde?”, de modo que não parece estar inserida nesta fala quaisquer direitos inerentes àquele que se encontra com sua liberdade restringida, ainda mais quando o mesmo se utiliza do termo “colocar”. Ademais, como brilhantemente dito pelo Escritor, não me parece razoável um investimento de tal porte ser utilizado para o cárcere, não só pelos milhões investidos, mas pela própria estrutura da obra, que, afinal, é um estádio. E outra, pensando cá com meus botões: imaginem o tumultuo que ocorrerá se não for dada a 10 para o bandidão.

deixe seu comentário